Produções de alunos

  • http://www.saladeleitura-wilqueteca.blogspot.com.br/

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Você sabe o que é Física Quântica?

fisica_quanticaA Física Quântica surgiu com o intuito de explicar o que há de menor na natureza: os componentes básicos da matéria. É uma teoria física criada na década de 1920 para explicar os fenômenos físicos em escalas atômicas e subatômicas.
Ela é considerada uma parte da Física que trata da parte não intuitiva. Isso nos dá a impressão de que muitas partes dela parecem não ser verdadeiras, mas são. É o que acontece com a dualidade onda-partícula em que a teoria diz que ora partículas se comportam como partículas e ora como ondas. É uma confirmação um tanto inusitada, mas é assim que funciona a natureza real.
Como ela é não intuitiva, ela foi considerada uma falsa teoria. Até Einstein, um dos fundadores da Física Quântica, admitia que a Física Quântica a princípio era falsa, imperfeita, mas logo percebeu excelentes resultados das experiências e começou a acreditar que era verídica e não falsa.
A Física Quântica lida com coisas extremamente pequenas, muitíssimo menores que um milímetro. Os átomos são compostos por várias partículas as quais se chamam de nêutrons (com carga neutra) e prótons (carga positiva) em que unidos constituem o núcleo atômico, portanto, a Física Quântica se preocupa com as dimensões macroscópicas e de energias elevadas, sendo uma teoria que descreve o comportamento do universo ao nível macroscópico.
O universo onde vivemos é feito de átomos. Os átomos são feitos de coisas ainda menores chamadas quarks e elétrons. E existem coisas menores ainda definidas como fótons. Nunca saberemos onde estão exatamente todas essas partículas no universo, pois elas se movem constantemente. Segundo a lei da física chamada de Princípio da Incerteza de Heinsenberg diz que nunca saberemos a exata posição das coisas.
Em conclusão, se tivéssemos o tamanho dos átomos, tudo se comportaria como uma onda em algumas vezes ou partícula em outras.
Para que serve a Física Quântica?
A Física Quântica serve para explicar o mundo em que vivemos: as partículas elementares da matéria, os átomos e sua estrutura, a origem e a evolução do universo como um todo. Há também várias técnicas em que se aplica a Física Quântica em nosso dia a dia: a energia nuclear, os lasers, diversos empregos na área de comunicação, medicina, indústria e o próprio computador.
Hoje em dia, a Física Quântica apresenta uma ligação mais profunda com conceitos nas áreas da Filosofia, Psicologia e até mesmo espiritual. Existe uma forte tendência em unir os conceitos quânticos às teorias sobre a Consciência.
Amit Goswami é físico quântico indiano, atuou como professor titular da Universidade de Departamento de Oregon de Física de 1968 a 1997.
Atualmente, ele é um dos pioneiros do novo paradigma da ciência com o nome de “ciência dentro da consciência”. Sua base nas pesquisas concentra-se na Física Quântica e consciência em que une a ciência e a espiritualidade.
Amit nos apresenta o conceito de Ativismo Quântico em que consiste na integração das capacidades pessoais, emoções, intuição e criatividade, tudo isso promovendo a evolução pessoal e espiritual, uma proposta maravilhosa para que o ser humano desenvolva todas suas potencialidades.
Participou do filme “Quem somos nós?” que fez muito sucesso e o tema desenvolvido foi sobre a mistura entre misticismo e mecânica quântica. Ele é autor de vários livros, tais como: “A Física da Alma” (desenvolveu a teoria da sobrevivência após a morte e reencarnação), “O Universo Autoconsciente” (teoria da observação), “O Médico Quântico” (integração da medicina convencional e alternativa), “A Janela Visionária” (como a ciência e a espiritualidade podem ser integradas) e “Criatividade Quântica” (fala sobre a criatividade do ser humano).
Em resumo, Amit Goswami , em suas obras, ele nos apresenta as evidências científicas da existência Divina, que o universo é muito mais que a matéria e que existe uma consciência maior em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário