Produções de alunos

  • http://www.saladeleitura-wilqueteca.blogspot.com.br/

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Ilusão de Ótica


A gestalt – terapia é uma prática psicoterápica, que busca ressaltar a consciência do aqui e agora, numa atitude de redescobrir as coisas de um jeito diferente. Gesltalt é uma palavra alemã que pode ser traduzida como configuração ou todo, na psicologia é usada no sentido de se referir à maneira peculiar como o individuo percebe a si mesmo e ao mundo. Usamos esses conceitos para dizer que podemos ter percepções distorcidas sobre nós mesmos ou sobre o mundo e que é mportante mudarmos nosso olhar, percebermos as coisas num todo, ao interpretarmos um fato dentro de um contexto o seu significado pode mudar.
Na psicologia é usada a expressão “descascando a cebola”, ou seja, a pessoa vai se conhecendo gradativamente, desde as impressões mais superficiais até as mais intimas, percebendo emoções, pensamentos, sentimentos, desejos, sonhos, bloqueios, possibilidades etc.
Então, descasque suas cebolas, tente uma nova forma de ver as coisas, explore novas possibilidades, faça novas escolhas, busque novas soluções. Nada é definitivo. Esta nova forma de olhar a vida nos permite enfrentar as situações com mais criatividade e equilíbrio.
Algumas ilusões trabalham com o fato de que nosso cérebro percebe a noção de profundidade, enxergamos em 3D: altura, largura e profundidade. A imagem que chega ao nosso cérebro é interpretada em diferentes regiões até que se consiga uní-las e identificá-las. O cérebro não enxerga elementos isolados, e sim o conjunto e as relações entre as partes. Essa é a origem da ilusão visual. Assim, não se engane com tudo o que você vê. Abaixo você vai encontrar algumas imagens que confundem nossos olhos. Veja algumas e divirta-se.
Ao olhar de perto: Albert Einstein; ao olhar de onge: Marilyn Monroe.

São dois rostos ou uma taça?



Não tem nada girando aqui, mas temos a impressão que as folhas se movem.

Quantos animais você vê aqui? (rato, gato, cachorro, cavalo, macaco e elefante)

Encontre os 8 cavalos

Aqui tem 6 cavalos

Várias pessoas e animais são encontrados nesta imagem.

Viu o casal e a caveira?

Muito lindo esse rosto de Cristo. Encontre o rosto das 14 pessoas e o cavalo.

Consegue ver o esquimó e a cabeça do índio?
Encontre a moça, o vaso e o gato.

Uma rosa ou um casal se beijando?
Quantos animais existem aqui? Responda p/ nós.

Consegue ver a moça e a velha?

Vê a moça no espelho e a caveira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário