Produções de alunos

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terça-feira, 15 de abril de 2014

Projetos

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA

Objetivo: Despertar e incentivar o hábito da leitura seja aquela realizada por prazer ou aquela necessária ao mundo do trabalho.

Justificativa: a leitura deve ser objeto permanente do trabalho pedagógico, na busca pela interação social, no desenvolvimento da competência leitora e escritora de todos.

Estratégias: Seleção de títulos pelo próprio aluno, com base em seus interesses pessoais e  conhecimentos prévios. Neste caso, o aluno tem ampla liberdade de ler o que escolheu ou de trocar o livro.
Ao final de cada bimestre é feito o levantamento dos livros lidos por cada aluno e esses dados são transformados em gráficos e divulgados no painel da sala de leitura. Com base neste levantamento é verificado qual aluno leu mais em cada período e os alunos destaque são premiados.

Avaliação: Aumentar a cada ano a quantidade de livros lidos pelos alunos. Em 2012 houve um aumento de 40 % e em 2013 de 50%. Em 2014 estimamos um aumento de 20%. 


Quantidade de livros lidos por cada classe no 1º bimestre de 2014 


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PROJETO ADOLESCENTE CONSCIENTE

Objetivo : Estimular a leitura, pesquisa e discussão de questões sobre sexualidade para que os jovens possam fazer suas escolhas com mais segurança e consciência.

Justificativa: O projeto foi planejado em função de taxas elevadas de gestação na adolescência, infecções pelo vírus HIV e por outras DSTs, o que indica que são necessárias ferramentas de reflexão sobre a sexualidade com base na ética e no respeito por si próprio e pelo outro.

O que foi trabalhado?
- Habilidades de leitura, escrita e interpretação.
- Conhecimentos acerca da sexualidade e prevenção.

Avaliação: Será realizada pelo envolvimento geral dos alunos nas diferentes etapas:
- Escrita individual sobre dúvidas em relação à sexualidade.
- Em grupo sobre a discussão do tema.
- Leitura e pesquisa sobre as questões levantadas.
- Participação na palestra sobre sexualidade. 






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Projeto Poesia


Justificativa: A poesia permite um encantamento com as palavras e desperta sentimentos, sendo um instrumento diferenciado que pode auxiliar a desenvolver a leitura e escrita dos alunos.

Objetivo: Aproximar o aluno da linguagem poética, despertando o prazer de ler poemas.

Estratégias:
Montagem de Mural com poemas para chamar atenção dos alunos para o gênero poético
Varal de poesias na sala de leitura para provocar a leitura de poemas
Distribuição de poemas a todos os alunos que frequentam a sala de leitura
Atividade de produção de poemas pelos alunos
Divulgação de poema no jornal da sala de leitura
Evento com exibição de Power point com o poema “A Bailarina” de Cecília Meirelles no pátio da escola, com apresentação de balé pelas alunas da escola.

Avaliação: Participação dos alunos no evento/atividades propostas e maior interesse em ler livros de poesias.



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Projeto Contos de Terror

Justificativa: Conforme explica Howard Phillips Lovecraft  "Os primeiros instintos e emoções do homem foram sua resposta ao ambiente. O medo é uma reação ao desconhecido e deixa em estado de alerta mesmo quando a pessoa está diante de um assombro.” Esse tipo de reação humana provoca uma atração pelo gênero Contos, principalmente entre os adolescentes. Contamos com essas sensações que se escondem na mente humana para motivar os alunos na leitura e produção de textos.

Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura e despertar a criatividade e imaginação dos alunos.

Estratégias: O projeto será desenvolvido através da leitura pela professora da sala de leitura de um conto de modo a criar o clima de suspense que a história pede. Após a leitura será feita a discussão sobre o conto para que os alunos identifiquem as características deste tipo de literatura, tais como clima de suspense, conflito etc. Será abordado o tema do medo e o vocabulário. A seguir, os alunos realizarão o desenho do conto analisado. Num momento posterior, será proposto a eles que escrevam seu próprio conto de mistério.  

Avaliação: Será feita mediante a participação dos alunos na leitura, discussão, escrita e produção de texto.


A loira do banheiro
Nicoly Letícia da Silva Pimenta – 7º ano B

Em uma determinada escola havia uma menina linda, com os cabelos loiros, chamada Angélica.
Angélica gostava de matar aula no banheiro feminino. Até que um dia, quando estava matando aula, escorregou, bateu a cabeça e morreu.
Agora, angélica assombra o banheiro de sua escola e é conhecida como: a loira do banheiro.


O livro proibido
Thauana Ariadne Santana Claudino - 7º ano B

Em 2002 saiu uma notícia de que havia um livro proibido e quem o pegasse e lesse cairia sob uma terrível maldição. Este livro chama-se São Cipriano.
Uma garota jovem, prestes a fazer 18 anos,  que adorava ler, foi a biblioteca São José. Ela foi direto às prateleiras de mitos e lendas e achou o livro. Perguntou a bibliotecária:
- Senhora, quanto custa  o aluguel?
- Este livro não está para alugar!
- Por quê? – Disse ela assustada.
- Guarde o livro!
- Sim, senhora.
Ela logo colocou o livro debaixo da blusa e foi embora. Chegando em sua casa leu metade do livro e pegou no sono. A partir desse momento ela estava amaldiçoada. Logo sonhava que iria morrer, incorporar coisas. Até matou o seu gato Garry.
 Muito assustada, queimou o livro bem longe de casa. Voltando, viu o livro na sua cama intacto. Ela pensou que nunca se deve mexer nas coisas que não lhe pertence, pois terá consequências.  O que mais ainda iria lhe acontecer...


O vestido amaldiçoado
Tailane Matos Vicente - 7º ano B

Era uma vez um cara cheio de dívidas, que trabalhava para a prefeitura onde queimava os mortos. Ele arrancava a roupa dos mortos para vender para o brechó e desde o dia em que o brechó começou a receber as roupas elas começaram a cair no chão.
Um dia o cara deu um vestido de noiva muito bonito para o brechó e a dona colocou-o na vitrine. Uma moça passou na frente da loja, viu e quis alugar, mas ela não sabia que era de uma morta. Ela provou e passou a ter pesadelos, toda noite ela acordava apavorada e não quis mais se casar com aquele vestido.


A casa mal assombrada
Sabrina Tainá Flauzino Provasio - 7º ano B

Era uma noite assustadora. Três crianças muito curiosas entraram numa casa mal assombrada. Com era noite elas ficaram com medo, menos um menino corajoso que encarava tudo a noite.
A casa estava muito escura.  Eles precisavam de uma lanterna, então foram buscá-la. Quando ligaram a lanterna, uma das meninas gritou de medo e aí aconteceu o pior. Ela acordou a casa, que ficou muito nervosa porque a acordaram.
                A Mary Jane falou:
- A casa acordou. Corram, antes que a casa comece a andar!
O João falou:
- Para que correr? Vamos ver o que esta casa sabe fazer.
A Maria falou:
- Vamos, sim. Vai que a casa engole a gente. Nós estamos perdidos. Como vamos achar a saída? Ela está se levantando!
A Mary Jane falou:
- Achei a saída. Vamos!
O João falou:
- Vamos acabar com esta casa!
             Eles pegaram uma rede grande, jogaram na casa, pegaram o homem que estava fazendo isso e ele foi preso. 
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Projeto HQ

Justificativa: A grande vantagem das HQ é que se apoiam na linguagem visual, que é um estágio inicial para o desenvolvimento das competências leitora e escritora, e é mais fácil de ser compreendida do que a linguagem escrita.

Objetivo: Apresentar ao aluno outro tipo de discurso, ensinando- o a identificar as formas de diálogos em balões e a produzir textos no gênero histórias em quadrinhos.

Estratégias:
- Painel de cabides com gibis para chamar atenção dos alunos em relação ao tipo de discurso que se quer abordar.
- Disponibilizar os gibis para os alunos manusearem.
Cartaz ilustrando uma passagem da história em quadrinhos.
- Interpretação das sequências dos quadrinhos.
- Explicação dos diferentes tipos gráficos de balões.
- Criação da própria história em quadrinhos de cada aluno.

           Avaliação: Durante todo o projeto, organização, leitura, interpretação e produção.
Os painéis da sequencia da HQ e dos cabides foram cedidos por nossa amiga Ana Paula da Escola Alzira.








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Projeto Mães Leitoras

Justificativa: A contação de histórias quebra a rotina da sala de aula e permite diversificar as atividades realizadas.

Objetivo: incentivar o gosto pela leitura

Estratégias:
- As professoras da sala de leitura convidam algumas mães para participarem do projeto.
- A mãe seleciona alguns livros de literatura infantil, leva para casa, lê, escolhe qual história deseja contar.
- As professoras da sala de leitura preparam a apresentação em Power point de algumas imagens relacionadas ao livro para serem apresentadas aos alunos.
- A mãe apresenta a história do livro selecionado aos alunos em data agendada. 
- Os livros ficam a disposição dos alunos para que levem para casa para ler a história completa. 

Avaliação: Participação dos alunos nos eventos de contação de histórias e interesse em retirar os livros para leitura.

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Projeto campeonato de leitura

Justificativa: É através da leitura que se desenvolve habilidades leitoras e escritoras e se forma cidadãos críticos e seletivos em busca de uma sociedade melhor.

Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura e estimular a socialização.

Estratégias:
- Seleção de livros (pelas professoras da sala de leitura) que serão lidos pelos alunos:
“A vida e paixão de Pandonar, o cruel” e “Macaco Malandro” (6º ano )
“Um assassinato, um mistério e um casamento” e “Bisa Bia, Bisa Bel”  (7º ano)
 “A ilha do tesouro” e “história de fadas”   (8º ano)
“ A arvore que dava dinheiro” e “O médico e o monstro”  (9º ano)
- Orientação aos alunos sobre o projeto e incentivo para que participem.
- Inscrição dos alunos por série.
- Distribuição dos livros aos alunos com prazo de um mês para a leitura dos mesmos.
- Organização do Quizz  em Power point pelas professoras da sala de leitura com seleção de 5 questões de cada livro, sendo 2 livros por série, num total de 10 questões para cada série.
- Confecção dos brindes para premiação dos alunos.
- Realização do Campeonato e premiação aos alunos vencedores.

Avaliação: pelo numero de alunos que aderiram ao projeto e envolvimento dos mesmos no dia do campeonato.






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Projeto bingo


Justificativa: A prática lúdica tem um papel importante no contexto escolar. Segundo estudiosos da psicologia, o brincar é um importante processo psicológico para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. Assim, os jogos podem consolidar aprendizagens ou favorecer a aquisição de novos conhecimentos.

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade leitora através do trabalho lúdico despertando o prazer pela leitura e a construção de várias aprendizagens como a convivência, o respeito às regras, a criatividade etc.

Estratégias:
Confecção dos bingos que serão utilizados e trabalhados.
Esclarecimento das regras e objetivos dos jogos.
Execução do bingo selecionado.

Avaliação será baseada na participação de cada estudante e na observação do desempenho dos mesmos durante a realização dos jogos.

Abaixo  o exemplo do bingo das frases: o aluno seleciona as 24  frases que mais gosta e marca o numero delas na cartela. Ao serem tiradas pelo professor, o aluno vai marcando na cartela. Quem marcar toda cartela é o vencedor.






No bingo da matemática o aluno escolhe 9 números de 1 a 36, marca na cartela abaixo nos quadrados maiores. O professor joga 2 dados, o aluno faz o cálculo com os 2 números que saíram e verifica se tem na sua cartela o cálculo correspondente, marca a operação no espaço menor abaixo do número que ele marcou. Exemplo: ele marcou o número 4, o professor jogou os dados 1 e 3. O aluno abaixo do número 4 marca a operação 1+3. Ele poderia fazer as operações 1x3 ou 3-1. Depende se ele tem os números. Vence cartela cheia. Caso o professor jogue os dados 2 e 6, o aluno abaixo não marca, porque ele não tem os números 8, 4,  3 ou 12 (nenhuma operação correspondente  aos dados jogados: 2+6 =8, 6-2 =4, 6:2=3, 6x2=12)


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PROJETO COPA
Justificativa: O futebol, por ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, desperta o interesse da maioria das pessoas e representa uma forma de motivar os alunos e despertar seus conhecimentos.

Objetivo: Conhecer mais sobre o mundo do futebol e, por esta via, promover diversas  oportunidades de aprendizagem com atividades lúdicas.

Estratégias: Análise do tema através de poesias,
                        Estudo de texto,
Cruzadinhas, carta enigmática, caça-palavras,
Produção de textos através de histórias em quadrinhos.


Avaliação: Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.





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PROJETO DO IDOSO:  UM DIA VOCÊ VAI CHEGAR LÁ

Justificativa:  Os dados estatísticos mostram que o número de idosos é cada vez maior. Atualmente temos 4,3 milhões de idosos no estado de São Paulo. O prognóstico para 2020 é que teremos 7,1 milhões de idosos no estado. Tal avanço na expectativa de vida  implica o desafio de garantirmos melhor qualidade de vida aos idoso e o respeito aos seus direitos. 

Objetivo:  As ações foram propostas no sentido de desmistificar a imagem de  inútil, ultrapassado e descartável que os idosos têm na nossa sociedade contribuindo para a reflexão sobre o processo de envelhecimento e como a sociedade pode contribuir para  a inclusão do idoso

Ações
- Caminhada com os idosos pelo bairro em parceria com a Escola da Família, Grêmio Estudantil e alunos do Ensino médio.
- Visita ao Abrigo São José com realização de bingo e chá da tarde. 
- Entrevista com os idosos para levantamento de sua história de vida, pratica de atividades físicas,  uso da tecnologia, uso de benefícios sociais oferecidos aos idosos (transporte gratuito, fila de banco e mercado, vaga de estacionamento, remédios, convênios etc), 
- Pesquisa sobre os principais  tópicos do Estatuto do Idoso e as punições previstas pelo mesmo, discussão sobre o tema e produção de texto.

AvaliaçãoDurante todo o projeto, organização, leitura, interpretação, pesquisa











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PROJETO FOLCLORE

Justificativa:  O folclore permeia a vivencia  cultural de um povo transmitindo seus valores e sua identidade, que no caso brasileiro apresenta uma grande diversidade. Conhecer o folclore de um povo é uma forma de conhecer sua cultura e ao mesmo tempo de compreender sua história. Diante do que foi exposto e do fato de Olímpia ser a capital do Folclore, a cidade e o ambiente escolar tornam-se espaços ricos de vivencia e aprendizagem do assunto.

Objetivo: resgatar valores culturais e mobilizar as habilidades de leitura e escrita.

Estratégias:
- Utilizar a curiosidade natural dos alunos para montar um livrinho de adivinhas. Seleção das adivinhas, ilustração das respostas e montagem das páginas. Veja figura abaixo.
- Utilizar a brincadeira e a imaginação com o uso das parlendas proporcionando divertimento e aprendizagem. Seleção de parlendas, desenho do significado apreendido e organização de livrinhos de parlendas.
- Apresentar um painel com trava-línguas para provocar a expressão oral dos alunos  mediante a competição saudável de dizê-las sem errar.
- Provocar situações de comunicação oral através da exposição dos livrinhos confeccionados com  atividades de trava-línguas, parlendas, adivinhas e lendas para que os alunos possam manuseá-los e interagir com as atividades propostas.

Avaliação: será contínua através da observação de interesse, participação e produção dos alunos. 














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