PROJETO DE INCENTIVO À
LEITURA
Objetivo: Despertar
e incentivar o hábito da leitura seja aquela realizada por prazer ou aquela
necessária ao mundo do trabalho.
Justificativa: a
leitura deve ser objeto permanente do trabalho pedagógico, na busca pela
interação social, no desenvolvimento da competência leitora e escritora de
todos.
Estratégias: Seleção de títulos
pelo próprio aluno, com base em seus interesses pessoais e conhecimentos
prévios. Neste caso, o aluno tem ampla liberdade de ler o que escolheu ou de
trocar o livro.
Ao
final de cada bimestre é feito o levantamento dos livros lidos por cada aluno e
esses dados são transformados em gráficos e divulgados no painel da sala de
leitura. Com base neste levantamento é verificado qual aluno leu mais em cada
período e os alunos destaque são premiados.
Avaliação:
Aumentar a cada ano a quantidade de livros lidos pelos alunos. Em 2012 houve um
aumento de 40 % e em 2013 de 50%. Em 2014 estimamos um aumento de 20%.
Projeto Poesia
- Interpretação das sequências dos quadrinhos.
- Explicação dos diferentes tipos gráficos de balões.
- Criação da própria história em quadrinhos de cada aluno.
PROJETO COPA
Objetivo: As ações foram propostas no sentido de desmistificar a imagem de inútil, ultrapassado e descartável que os idosos têm na nossa sociedade contribuindo para a reflexão sobre o processo de envelhecimento e como a sociedade pode contribuir para a inclusão do idoso
Ações:
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PROJETO FOLCLORE
Quantidade
de livros lidos por cada classe no 1º bimestre de 2014
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PROJETO ADOLESCENTE
CONSCIENTE
Objetivo : Estimular a leitura, pesquisa e discussão
de questões sobre sexualidade para que os jovens possam fazer suas escolhas com
mais segurança e consciência.
Justificativa: O projeto
foi planejado em função de taxas elevadas de gestação na adolescência, infecções
pelo vírus HIV e por outras DSTs, o que indica que são necessárias ferramentas
de reflexão sobre a sexualidade com base na ética e no respeito por si próprio
e pelo outro.
O que foi trabalhado?
- Habilidades de leitura, escrita e interpretação.
- Conhecimentos acerca da sexualidade e prevenção.
Avaliação: Será realizada pelo envolvimento geral
dos alunos nas diferentes etapas:
- Escrita individual sobre dúvidas em relação à
sexualidade.
- Em grupo sobre a discussão do tema.
- Leitura e pesquisa sobre as questões levantadas.
- Participação na palestra sobre sexualidade.
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Projeto Poesia
Justificativa: A poesia permite um encantamento com as palavras e desperta sentimentos, sendo um instrumento diferenciado que pode auxiliar a desenvolver a leitura e escrita dos alunos.
Objetivo:
Aproximar o aluno da linguagem poética, despertando o prazer de ler poemas.
Estratégias:
Montagem
de Mural com poemas para chamar atenção dos alunos para o gênero poético
Varal
de poesias na sala de leitura para provocar a leitura de poemas
Distribuição
de poemas a todos os alunos que frequentam a sala de leitura
Atividade
de produção de poemas pelos alunos
Divulgação
de poema no jornal da sala de leitura
Evento
com exibição de Power point com o poema “A Bailarina” de Cecília Meirelles no
pátio da escola, com apresentação de balé pelas alunas da escola.
Avaliação: Participação
dos alunos no evento/atividades propostas e maior interesse em ler livros de
poesias.
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Projeto Contos de
Terror
Justificativa: Conforme
explica Howard Phillips Lovecraft "Os
primeiros instintos e emoções do homem foram sua resposta ao ambiente. O medo é
uma reação ao desconhecido e deixa em estado de alerta mesmo quando a pessoa
está diante de um assombro.” Esse tipo de reação humana provoca uma atração
pelo gênero Contos, principalmente entre os adolescentes. Contamos com essas sensações que se escondem na
mente humana para motivar os alunos na leitura e produção de textos.
Objetivo:
Incentivar o gosto pela leitura e despertar a criatividade e imaginação dos
alunos.
Estratégias: O projeto será desenvolvido através da leitura
pela professora da sala de leitura de um conto de modo a criar o clima de
suspense que a história pede. Após a leitura será feita a discussão sobre o
conto para que os alunos identifiquem as características deste tipo de
literatura, tais como clima de suspense, conflito etc. Será abordado o tema do
medo e o vocabulário. A seguir, os alunos realizarão o desenho do conto
analisado. Num momento posterior, será proposto a eles que escrevam seu próprio
conto de mistério.
Avaliação: Será feita mediante a
participação dos alunos na leitura, discussão, escrita e produção de texto.
A loira do banheiro
Nicoly Letícia da Silva Pimenta – 7º ano B
Em uma
determinada escola havia uma menina linda, com os cabelos loiros, chamada
Angélica.
Angélica
gostava de matar aula no banheiro feminino. Até que um dia, quando estava
matando aula, escorregou, bateu a cabeça e morreu.
Agora,
angélica assombra o banheiro de sua escola e é conhecida como: a loira do
banheiro.
O livro proibido
Thauana Ariadne Santana Claudino - 7º ano B
Em 2002
saiu uma notícia de que havia um livro proibido e quem o pegasse e lesse cairia
sob uma terrível maldição. Este livro chama-se São Cipriano.
Uma garota
jovem, prestes a fazer 18 anos, que
adorava ler, foi a biblioteca São José. Ela foi direto às prateleiras de mitos
e lendas e achou o livro. Perguntou a bibliotecária:
- Senhora,
quanto custa o aluguel?
- Este
livro não está para alugar!
- Por quê? –
Disse ela assustada.
- Guarde o
livro!
- Sim,
senhora.
Ela logo
colocou o livro debaixo da blusa e foi embora. Chegando em sua casa leu metade
do livro e pegou no sono. A partir desse momento ela estava amaldiçoada. Logo
sonhava que iria morrer, incorporar coisas. Até matou o seu gato Garry.
Muito assustada, queimou o livro bem longe de
casa. Voltando, viu o livro na sua cama intacto. Ela pensou que nunca se deve mexer
nas coisas que não lhe pertence, pois terá consequências. O que mais ainda iria lhe acontecer...
O vestido amaldiçoado
Tailane Matos Vicente - 7º ano B
Era uma vez
um cara cheio de dívidas, que trabalhava para a prefeitura onde queimava os
mortos. Ele arrancava a roupa dos mortos para vender para o brechó e desde o
dia em que o brechó começou a receber as roupas elas começaram a cair no chão.
Um dia o
cara deu um vestido de noiva muito bonito para o brechó e a dona colocou-o na
vitrine. Uma moça passou na frente da loja, viu e quis alugar, mas ela não sabia
que era de uma morta. Ela provou e passou a ter pesadelos, toda noite ela
acordava apavorada e não quis mais se casar com aquele vestido.
A casa mal assombrada
Sabrina Tainá Flauzino Provasio - 7º ano B
Era uma
noite assustadora. Três crianças muito curiosas entraram numa casa mal
assombrada. Com era noite elas ficaram com medo, menos um menino corajoso que
encarava tudo a noite.
A casa estava
muito escura. Eles precisavam de uma
lanterna, então foram buscá-la. Quando ligaram a lanterna, uma das meninas
gritou de medo e aí aconteceu o pior. Ela acordou a casa, que ficou muito
nervosa porque a acordaram.
A Mary Jane falou:
- A casa acordou. Corram,
antes que a casa comece a andar!
O João falou:
- Para que correr? Vamos ver o
que esta casa sabe fazer.
A Maria falou:
- Vamos, sim. Vai que a casa
engole a gente. Nós estamos perdidos. Como vamos achar a saída? Ela está se
levantando!
A Mary Jane falou:
- Achei a saída. Vamos!
O João falou:
- Vamos acabar com esta casa!
Eles pegaram uma rede grande, jogaram
na casa, pegaram o homem que estava fazendo isso e ele foi preso.
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Projeto HQ
Justificativa: A
grande vantagem das HQ é que se apoiam na linguagem visual, que é um estágio
inicial para o desenvolvimento das competências leitora e escritora, e é mais
fácil de ser compreendida do que a linguagem escrita.
Objetivo: Apresentar
ao aluno outro tipo de discurso, ensinando- o a identificar as formas de
diálogos em balões e a produzir textos no gênero histórias em quadrinhos.
Estratégias:
- Painel de cabides com gibis para chamar atenção dos alunos em relação ao tipo de discurso que se quer abordar.
- Disponibilizar os gibis para os alunos manusearem.
- Cartaz ilustrando uma passagem da história em quadrinhos.- Painel de cabides com gibis para chamar atenção dos alunos em relação ao tipo de discurso que se quer abordar.
- Disponibilizar os gibis para os alunos manusearem.
- Interpretação das sequências dos quadrinhos.
- Explicação dos diferentes tipos gráficos de balões.
- Criação da própria história em quadrinhos de cada aluno.
Avaliação: Durante todo o projeto, organização,
leitura, interpretação e produção.
Os painéis da sequencia da HQ e dos cabides foram cedidos por nossa amiga Ana Paula da Escola Alzira.
Os painéis da sequencia da HQ e dos cabides foram cedidos por nossa amiga Ana Paula da Escola Alzira.
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Projeto Mães Leitoras
Justificativa: A contação de histórias quebra a rotina da
sala de aula e permite diversificar as atividades realizadas.
Objetivo: incentivar o gosto pela leitura
Estratégias:
- As professoras da sala de leitura convidam algumas mães
para participarem do projeto.
- A mãe seleciona alguns livros de literatura infantil,
leva para casa, lê, escolhe qual história deseja contar.
- As professoras da sala de leitura preparam a
apresentação em Power point de algumas imagens relacionadas ao livro para serem
apresentadas aos alunos.
- A mãe apresenta a história do livro selecionado aos
alunos em data agendada.
- Os livros ficam a disposição dos alunos para que levem
para casa para ler a história completa.
Avaliação: Participação dos alunos nos eventos de contação de histórias e interesse em retirar os livros para leitura.
Avaliação: Participação dos alunos nos eventos de contação de histórias e interesse em retirar os livros para leitura.
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Projeto campeonato de leitura
Justificativa: É através da leitura que se desenvolve
habilidades leitoras e escritoras e se forma cidadãos críticos e seletivos em
busca de uma sociedade melhor.
Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura e estimular a
socialização.
Estratégias:
- Seleção de livros (pelas professoras da
sala de leitura) que serão lidos pelos alunos:
“A vida e paixão de Pandonar, o cruel” e “Macaco
Malandro” (6º ano )
“Um assassinato, um mistério e um casamento” e
“Bisa Bia, Bisa Bel” (7º ano)
“A
ilha do tesouro” e “história de fadas”
(8º ano)
“ A arvore que dava dinheiro” e “O médico e o
monstro” (9º ano)
- Orientação aos alunos sobre o projeto e
incentivo para que participem.
- Inscrição dos alunos por série.
- Distribuição dos livros aos alunos com
prazo de um mês para a leitura dos mesmos.
- Organização do Quizz em Power point pelas professoras da sala de
leitura com seleção de 5 questões de cada livro, sendo 2 livros por série, num
total de 10 questões para cada série.
- Confecção dos brindes para premiação dos
alunos.
- Realização do Campeonato e premiação aos
alunos vencedores.
Avaliação: pelo numero de alunos que aderiram
ao projeto e envolvimento dos mesmos no dia do campeonato.
Projeto bingo
Justificativa: A prática lúdica tem um papel
importante no contexto escolar. Segundo estudiosos da psicologia, o brincar é
um importante processo psicológico para a aprendizagem e para o desenvolvimento
humano. Assim, os jogos podem consolidar aprendizagens ou favorecer a aquisição
de novos conhecimentos.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico e a
habilidade leitora através do trabalho lúdico despertando o prazer pela leitura
e a construção de várias aprendizagens como a convivência, o respeito às
regras, a criatividade etc.
Estratégias:
Confecção dos bingos que serão utilizados e
trabalhados.
Esclarecimento das regras e objetivos dos
jogos.
Execução do bingo selecionado.
Avaliação será
baseada na participação de cada estudante e na observação do desempenho
dos mesmos durante a realização dos jogos.
Abaixo o exemplo do bingo das frases: o aluno seleciona as 24 frases que mais gosta e marca o numero delas na cartela. Ao serem tiradas pelo professor, o aluno vai marcando na cartela. Quem marcar toda cartela é o vencedor.
Abaixo o exemplo do bingo das frases: o aluno seleciona as 24 frases que mais gosta e marca o numero delas na cartela. Ao serem tiradas pelo professor, o aluno vai marcando na cartela. Quem marcar toda cartela é o vencedor.
No bingo da matemática o aluno escolhe 9 números de 1 a 36, marca na cartela abaixo nos quadrados maiores. O professor joga 2 dados, o aluno faz o cálculo com os 2 números que saíram e verifica se tem na sua cartela o cálculo correspondente, marca a operação no espaço menor abaixo do número que ele marcou. Exemplo: ele marcou o número 4, o professor jogou os dados 1 e 3. O aluno abaixo do número 4 marca a operação 1+3. Ele poderia fazer as operações 1x3 ou 3-1. Depende se ele tem os números. Vence cartela cheia. Caso o professor jogue os dados 2 e 6, o aluno abaixo não marca, porque ele não tem os números 8, 4, 3 ou 12 (nenhuma operação correspondente aos dados jogados: 2+6 =8, 6-2 =4, 6:2=3, 6x2=12)
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PROJETO COPA
Justificativa:
O futebol, por ser uma das maiores paixões do povo brasileiro, desperta o
interesse da maioria das pessoas e representa uma forma de motivar os alunos e despertar
seus conhecimentos.
Objetivo:
Conhecer mais sobre o mundo do futebol e, por esta via, promover diversas
oportunidades de aprendizagem com atividades lúdicas.
Estratégias:
Análise do tema através de poesias,
Estudo
de texto,
Cruzadinhas, carta enigmática, caça-palavras,
Produção de textos através de histórias em
quadrinhos.
Avaliação:
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
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PROJETO DO IDOSO: UM DIA VOCÊ VAI CHEGAR LÁ
Justificativa: Os dados estatísticos mostram que o número de idosos é cada vez maior. Atualmente temos 4,3 milhões de idosos no estado de São Paulo. O prognóstico para 2020 é que teremos 7,1 milhões de idosos no estado. Tal avanço na expectativa de vida implica o desafio de garantirmos melhor qualidade de vida aos idoso e o respeito aos seus direitos.
Objetivo: As ações foram propostas no sentido de desmistificar a imagem de inútil, ultrapassado e descartável que os idosos têm na nossa sociedade contribuindo para a reflexão sobre o processo de envelhecimento e como a sociedade pode contribuir para a inclusão do idoso
Ações:
- Caminhada com os idosos pelo bairro em parceria com a Escola da Família, Grêmio Estudantil e alunos do Ensino médio.
- Visita ao Abrigo São José com realização de bingo e chá da tarde.
- Visita ao Abrigo São José com realização de bingo e chá da tarde.
- Entrevista com os idosos para levantamento de sua história de vida, pratica de atividades físicas, uso da tecnologia, uso de benefícios sociais oferecidos aos idosos (transporte gratuito, fila de banco e mercado, vaga de estacionamento, remédios, convênios etc),
- Pesquisa sobre os principais tópicos do Estatuto do Idoso e as punições previstas pelo mesmo, discussão sobre o tema e produção de texto.
Avaliação: Durante todo o projeto, organização, leitura, interpretação, pesquisa
Avaliação: Durante todo o projeto, organização, leitura, interpretação, pesquisa
PROJETO FOLCLORE
Justificativa: O folclore permeia a vivencia cultural de um povo transmitindo seus valores e sua identidade, que no caso brasileiro apresenta uma grande diversidade. Conhecer o folclore de um povo é uma forma de conhecer sua cultura e ao mesmo tempo de compreender sua história. Diante do que foi exposto e do fato de Olímpia ser a capital do Folclore, a cidade e o ambiente escolar tornam-se espaços ricos de vivencia e aprendizagem do assunto.
Objetivo: resgatar valores culturais e mobilizar as habilidades de leitura e escrita.
Estratégias:
- Utilizar a curiosidade natural dos alunos para montar um livrinho de adivinhas. Seleção das adivinhas, ilustração das respostas e montagem das páginas. Veja figura abaixo.
- Utilizar a brincadeira e a imaginação com o uso das parlendas proporcionando divertimento e aprendizagem. Seleção de parlendas, desenho do significado apreendido e organização de livrinhos de parlendas.
- Apresentar um painel com trava-línguas para provocar a expressão oral dos alunos mediante a competição saudável de dizê-las sem errar.
- Utilizar a brincadeira e a imaginação com o uso das parlendas proporcionando divertimento e aprendizagem. Seleção de parlendas, desenho do significado apreendido e organização de livrinhos de parlendas.
- Apresentar um painel com trava-línguas para provocar a expressão oral dos alunos mediante a competição saudável de dizê-las sem errar.
- Provocar situações de comunicação oral através da exposição dos livrinhos confeccionados com atividades de trava-línguas, parlendas, adivinhas e lendas para que os alunos possam manuseá-los e interagir com as atividades propostas.
Avaliação: será contínua através da observação de interesse, participação e produção dos alunos.
Avaliação: será contínua através da observação de interesse, participação e produção dos alunos.
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