Produções de alunos

  • http://www.saladeleitura-wilqueteca.blogspot.com.br/

terça-feira, 22 de abril de 2014

Mensagens aos pais


Reunião de Pais e mestres

EE DR. WILQUEM MANOEL NEVES – OLÍMPIA

Srs. Pais ou responsáveis
A Direção da EE Dr. Wilquem Manoel Neves tem o prazer de convidá-los para a Reunião de Pais e Mestres do 1º Bimestre desta U.E. a realizar-se no dia 25/04/2014. A abertura será às 7:30 h. e a entrega de boletins até às 13:00 horas.  Neste dia seu filho será dispensado.  A sua presença é muito importante para seu filho e para nós. Acompanhe nossas ações: http://www.saladeleitura-wilqueteca.blogspot.com.br


                                          A Direção.
_____________________________________________________________________________


A importância dos limites
          Segundo a psicóloga Rosana Augone "A palavra-chave para educar os filhos é não." Essa palavrinha mágica é muito importante na formação da criança e, apesar de parecer fácil dizê-la, os pais penam para manterem-se firmes no "não". 
          Dar limites de forma coerente é o principal desafio nos sete primeiros anos da criança - que são também os mais importantes na vida dela, pois é a fase construtora, quando as bases da personalidade são estabelecidas.
           "O pai não pode ficar em cima do muro. Dizer ‘não’ e depois ceder ou dizer ‘sim’ e depois mudar de ideia é muito ruim para os pais, que perdem autoridade, e para as crianças, que ficam sem referência", explica. Isso acaba ensinando, sem querer, que se o filho fizer birra ou seduzir os pais, é possível conseguir tudo o que querem. Os efeitos da falta de limites e de coerência em casa acabam gerando problemas mais tarde.
          A psicóloga elenca três pilares fundamentais para uma educação saudável:
-Aprender a dizer não, para que a criança aprenda limites e regras sociais necessárias a convivência.
- Dar certa autonomia, de maneira que a criança aprenda a fazer suas escolhas e seja responsável pelas consequências delas.
- Elogiar as atitudes positivas, pois quando a criança sabe quais são suas qualidades - e defeitos-, sua autoestima é fortalecida.
          É claro que não existem receitas ideais, mas é necessário que os filhos aprendam a ter limites e responsabilidades, que aprendam os valores morais básicos para ser um homem de bem. Podem ter certeza que é melhor  ver o filho chorar, porque não teve seus desejos atendidos e está frustrado; do que nós pais chorarmos mais tarde, porque "perdemos" nossos filhos  para o mundo. 
Fonte: Educar para crescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário